Interrupções de energia causadas por pipas aumentam 55% nas regiões de Bauru e Marília

Cidade Polícia Últimas Notícias

Um levantamento realizado pela concessionária de distribuição de energia que atende cidades das regiões de Bauru e Marília registrou recorde de casos de interrupção de energia causados por ocorrências de pipas enroscadas na rede elétrica.

De acordo com o levantamento, nas mais de 60 cidades pertencentes as duas regiões, foram registradas 1.030 ocorrências de pipas na rede elétrica em 2022, contra 661 casos ocorridos em 2021, um aumento de 55,8%.

O avanço do problema, em cidades como Botucatu, mais que dobrou na comparação do ano passado com 2021. De acordo com a concessionária, os casos de pipa provocando queda de energia subiram de 49 em 2021 para 101 no ano passado, uma alta de 106%.

Ainda de acordo com a concessionária, o aumento generalizado de casos pode ter relação com o relaxamento das medidas restritivas impostas durante a pandemia, o que fez crescer o número de crianças e adolescentes brincando nas ruas com pipas em relação aos anos de 2021 e 2020.

A concessionária lembra que, desde 2006, é crime utilizar cerol ou a chamada “linha chilena” no estado de São Paulo.

Por conduzirem eletricidade, as linhas, quando em contato com a rede elétrica, aumentam a possibilidade de acidentes com choques elétricos, além de oferecerem o risco de rompimento de cabos da rede e provocar curtos-circuitos.

“Todos os anos realizamos ações de conscientização, incluindo atividades em escolas, onde conseguimos falar diretamente com as crianças. Levamos informação e alertas sérios, pois além do risco de acidentes fatais, soltar pipa perto da rede elétrica pode deixar, por exemplo, um hospital sem energia”, afirma Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança Trabalho do Grupo CPFL.

Marcos destaca a importância de se escolher um local longe da fiação elétrica, como campos abertos e parques, fugindo do entorno de rodovias ou das avenidas de intenso movimento, onde também podem acontecer atropelamentos.

Outra recomendação é jamais tentar resgatar uma pipa enroscada na rede elétrica usando cabos de madeira ou bambu. A brincadeira também deve ser evitada em dias de chuva, com incidência de raios, pois a pipa pode se tornar uma espécie de para-raios.

Compartilhar esta notícia agora: