Membros do novo governo precisaram contratar um chaveiro para entrar nos gabinetes
No último fim de semana, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o Palácio do Planalto para preparar a chegada dos membros do novo governo, porém encontrou as portas que dão acesso aos gabinetes trancadas.
Parte da equipe do novo governo encontrou acesso ao local impedido e precisou solicitar os serviços de um chaveiro para destrancar as salas.
Nesta terça-feira (3), a equipe de segurança do presidente, incluindo a Polícia Federal e os integrantes do Palácio, iniciou varreduras no prédio para preparar a chegada do mandatário. A busca tem o objetivo de verificar se há a instalação de grampos ou escutas telefônicas.
Além da segurança, é possível que reformas e mudanças no layout e na mobília do local também sejam feitas nos gabinetes do edifício.
O mesmo procedimento deve acontecer nos próximos dias no Palácio do Alvorada, residência oficial do presidente da República. Lula e a primeira-dama Janja da Silva continuam hospedados em hotel em Brasília até que a inspeção e manutenção do local sejam finalizadas.
Lula afirmou, neste domingo, 1º, em coquetel realizado no Itamaraty, que não haverá mais “cercadinho” na residência. A estrutura era utilizada por Bolsonaro para conversar com os apoiadores.
Nesta segunda-feira (2), o ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) Paulo Pimenta (PT) afirmou que a equipe de Bolsonaro entregou as residências oficiais “de qualquer jeito”. Pimenta também disse que Lula visitou a Granja do Torto, casa de campo oficial da Presidência, e notou que as condições do local não estavam muito boas.
Ainda não há data oficial para que o presidente se mude para o Palácio da Alvorada.