Um decreto assinado pelo Prefeito Daniel Alonso e publicado no Diário Oficial de Marília neste sábado (7) reajustou em 6,47% o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para entrar em vigor a partir de 2023.
De acordo com o decreto, o percentual “correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aferido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulado no período de novembro do exercício de 2021 a outubro do exercício de 2022”.
O valor arrecadado com o IPTU fica integralmente no município e, segundo o Executivo mariliense, o imposto “é uma das principais fontes de receitas próprias da cidade”. A cobrança é feita sobre imóveis urbanos, sejam residenciais ou comerciais.
De acordo com dados do Portal da Transparência da prefeitura, a cidade arrecadou R$ 76,3 milhões com IPTU em 2022, até este domingo (18), valor que representa 8,51% de toda a arrecadação municipal no período.
“A lista de obras viabilizadas com parte dos recursos do IPTU é extensa, incluindo tratamento e afastamento do esgoto, pavimentação e recapeamento de ruas e avenidas, construção e reforma de escolas e de postos de saúde, dispositivo viário, entre outras”, informou a administração municipal a respeito do IPTU 2022.