No período de 12 a 23 de dezembro estarão abertas as inscrições para a eleição
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), vai promover o Chamamento Público para a eleição de membros da sociedade civil que irão compor o Colegiado.
No período de 12 a 23 de dezembro estarão abertas as inscrições para a eleição de representantes da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Marília.
Serão 10 (dez) vagas para os membros da sociedade civil representantes de entidades, cujo trabalho esteja relacionado com a promoção da igualdade racial. Para cada Conselheiro Titular será eleito também um Conselheiro Suplente.
Os requisitos são: residir no município de Marília; não ser servidor público titular de cargo, emprego ou função pública; não exercer mandato eletivo; representar entidades ou organizações cujo trabalho esteja relacionado com a promoção da igualdade racial.
A divulgação da lista de inscritos elegíveis estará disponível em 4 de janeiro, sendo que a votação será no dia 16 e a homologação do resultado final e divulgação dos eleitos estão previstas para o dia 19 de janeiro.
As inscrições serão gratuitas e consideradas válidas se realizadas exclusivamente pela internet através do site https://www.marilia.sp.gov.br, no período de 12 a 23 de dezembro, mediante preenchimento e envio do formulário de inscrição acompanhado de ofício com a indicação dos representantes titular e suplente.
Todo processo eleitoral será fiscalizado pela Comissão Eleitoral formada por: Marílis Custódio Machado (presidente do COMPIR), Juliana Fernanda Rocha e Luciana dos Santos Ferreira (Assessoras do Gabinete da Secretaria de Direitos Humanos).
Concluída a apuração dos votos, o resultado será publicado no Diário Oficial do Município e no site https://www.marilia.sp.gov.br para posterior nomeação.
“O trabalho dos Conselheiros Municipais da Promoção da Igualdade Racial é muito importante, principalmente os representantes da sociedade civil, pois através da sua atuação contribui para com o poder público no trabalho das políticas públicas voltadas à igualdade racial”, Dsse Marílis Machado.
De acordo com o secretário municipal de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, “a equipe da Secretaria de Direitos Humanos está muito contente com as ações e ideias originadas do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, levando inclusive o Município à adesão ao SINAPIR (Sistema Nacional de
Promoção da Igualdade Racial), o que certamente vai possibilitar novos projetos no sentido de reduzir desigualdades e fortalecer o combate à discriminação e preconceito.”
Segundo o prefeito Daniel Alonso, “a administração sempre acolhe os encaminhamentos oriundos do Conselho da Igualdade Racial e com novos membros da sociedade civil poderá ainda mais executar políticas que proporcionam a todos o direito de uma vida digna”.