Nesta sexta-feia (02) a Seleção brasileira enfrentou Camarões na Copa do Mundo do Catar, e foi derrotada por 1 a 0, com gol de Aboubakar nos acréscimos.
Apesar do resultado, o Brasil assegurou a primeira colocação do grupo G e vai encarar a Coréia do Sul nas oitavas de final.
O resultado impediu aos comandados do técnico Tite a condição de única equipe com 100% de aproveitamento na primeira fase.
A decisão controvérsia, de escalar os reservas diante da classificação antecipada às oitavas, foi castigada por não definir o jogo apesar de ter muito mais volume durante toda a partida.
O Brasil avançou com seis pontos, assim como a Suíça, mas permaneceu como líder do grupo por saldo de gols.
Os reservas da Seleção comandaram as ações no primeiro tempo. Antony, Martinelli e Rodrygo lideraram o Brasil nos melhores momentos contra Camarões, ainda que tenham surgido poucas chances claras de gol. O jogador mais questionado antes de entrar em campo, Daniel Alves foi exemplar e realizou uma partida contundente em mais de 100 minutos de jogo.
Martinelli foi quem mais deu trabalho ao goleiro Epassy, com uma cabeçada perigosa aos 13 minutos e um bom chute aos 45, ambos defendidos por ele.
Um time que é valorizado pelos seus atacantes, atualmente conta com as principais atuações na defesa. A Seleção de Tite depende de uma atuação exemplar da defesa e do meio de campo, liderados pelo zagueiro Thiago Silva, e pelo volante (e craque do time até então) Casemiro.
Entretanto, com esses jogadores sendo poupados, a Seleção deixou a desejar justamente neste quesito. Foram várias as chances de contra-ataque de Camarões que chegaram até a cara do gol brasileiro.
Depois de passar o tempo regulamentar sem criar nenhuma oportunidade, a seleção camaronesa acertou a primeira finalização na meta brasileira em toda a Copa do Mundo com Mbeumo que cabeceou aos 47, e parou em bela defesa de Ederson.
Depois de Camarões incomodar logo na volta do intervalo, o Brasil voltou a tomar conta do jogo logo por volta dos 10 minutos e passou a acumular chances. Tite começou a fazer trocas e colocou Bruno Guimarães, Everton Ribeiro e Marquinhos, este no lugar do lesionado Alex Telles. Mais tarde, Pedro também substituiu Gabriel Jesus.
As falhas do ataque também ficaram em evidência. Apesar do alto volume, a Seleção pecou na hora de definir as jogadas e foi surpreendida com o gol de Aboubakar, já nos acréscimos. Depois disso, o Brasil ainda teve outras três oportunidades para empatar, mas finalizou mal e acabou derrotado no Lusail.
A derrota desta sexta foi a primeira da seleção brasileira para uma equipe africana em 22 edições de Copa do Mundo. Além disso, para buscar o Hexa, a equipe de Tite terá de quebrar uma escrita, pois, nas cinco conquistas, levantou a taça de forma invicta.
O que fica claro para o próximo período é que, para ganhar a Copa, o Brasil precisa elevar o nível do seu futebol. Com um time 100% em campo e seus craques com atuações exemplares.
Agora ter a maturidade de encarar a Coreia do Sul com respeito e colocar a bola no pé rumo ao Hexa.