Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG Saúde) em parceria com UNIMED avaliou mais de 240 itens relacionados à segurança, qualidade e experiência do paciente antes de reconhecer a excelência nos cuidados com os usuários
HBU (Hospital Beneficente Unimar) é Selo Ouro em atendimento, segundo quesitos de segurança e qualidade hospitalar atestados pela IAG/UNIMED. Foram mais de seis meses de preparação relacionadas a jornada do paciente (entrada do paciente até a alta hospitalar).
Segundo o diretor de qualidade do HBU, médico Uri Adrian Prync Flato, a entrega do Selo Ouro é a consagração do trabalho de validação dos quesitos sobre segurança e qualidade hospitalar, tendo como foco a experiência do usuário e a excelência do serviço prestado ao paciente.
“É a primeira vez que conseguimos um selo dessa magnitude, avaliado de forma independente, com transparência no processo e avaliado em 240 itens. É um momento ímpar do HBU e da Unimar (Universidade de Marília”, destacou.
Uri Flato afirmou ainda que a conquista só foi possível porque contou com o envolvimento e dedicação de muitas pessoas, que ajudaram, apoiaram, implementaram e desenvolveram os processos de melhoria institucional. “É um trabalho de 4 anos que a instituição vem realizando e culminou com a entrega do Selo Ouro pela Score Rede Unimed, coroando a nossa instituição. E isso é mais uma porta, mais uma conquista, mais uma estrela que brilha dentro da família Unimar”, destacou.
O diretor de qualidade apontou também o grande número de envolvidos no processo de conquista do Selo Ouro. “É preciso agradecer a família Serva, os diretores, o escritório de qualidade, todos que se empenharam para a gente chegar até aqui. Esse é um prêmio muito especial para todos nós. E caminharemos para aperfeiçoar, melhorar, e desenvolver ainda mais o HBU para atender e oferecer para o nosso colaborador, parceiros e clientes, o melhor tratamento, com qualidade e segurança”, ressaltou
A diretora superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, apontou que o recebimento do Selo Ouro é o reconhecimento pelo trabalho de toda equipe do hospital. “Muita gente se envolveu no processo que hoje foi certificado com o Selo Ouro. Então, para a gente, é mais uma motivação para continuar fazendo um trabalho de assistência de excelência com nosso principal parceiro que é a Unimed”, explicou.
Márcia Reis ressaltou ainda que as cobranças por eficiência e excelência no atendimento, em busca da qualidade, é permanente. “A gente sabe da grandiosidade do serviço da Unimed em Marília. Um serviço de longa data e que está sempre nos cobrando muita eficiência, qualidade e muito preocupado com seus usuários. Agora a gente pode mostrar que eles podem realmente confiar na gente, que o serviço está sendo feito com muito zelo”, apontou.
A superintendente disse também que o Selo Ouro é a “porta de entrada” para outras conquistas. “Eu estou brincando com a equipe que é um pezinho para as outras certificações que virão. A gente sabe da excelência, mas não basta a gente saber. A gente precisa demonstrar para o mercado e esse selo de qualidade vem para isso, para que aquela pessoa leiga fale ‘olha, um agente externo avaliou a qualidade do hospital’. Faz parte do nosso processo de assistência”, finalizou.
O diretor superintendente da Unimed Marília, Cláudio Rubira, explicou que o Selo Ouro Unimed nasceu de uma necessidade, já que é uma exigência da ANS (Agência Nacional de Saúde), reguladora da saúde suplementar. “Ela exige que a gente faça a qualificação da nossa rede prestadora de forma independente. O HBU é um dos nossos principais parceiros e é uma necessidade de estar informando a população sobre a qualidade da assistência prestada. E no início de 2022 foi emitida uma normativa exigindo que fizéssemos a qualificação”, pontuou.
Rubira disse ainda que o Selo Ouro do HBU chega após um momento turbulento, de pandemia e que mostrou a preocupação e o cuidado do hospital com os usuários. “Todas essas dificuldades que nós passamos nos últimos anos, devido a pandemia, a gente nota a evolução do hospital. A parceria que foi feita, a assistência prestada e em nenhum momento faltou leito para os pacientes com Covid-19 na nossa rede. E isso é valor em saúde, pois mostra como é forte a parceria. Isso nos deixa também bastante animado para novas parcerias, cada vez mais fortes e com mais qualidade”, ressaltou.