Com quatro novos casos, Marília tem alta de 120% nos registros de meningite em 2022

Cidade Saúde Últimas Notícias

A Secretaria de Saúde de Marília divulgou nesta quinta-feira (1º) o registro de quatro novos casos de meningite na cidade. Marília também registra quatro mortes causadas pela doença neste ano.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, agora já são 33 casos na cidade em 2022, com alta de 120% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A Vigilância Epidemiológica não informou se os novos casos são bacterianos ou virais.

Os casos mais preocupantes são os da meningite meningocócica (bacteriana), que pode ter uma evolução muito rápida, levando à morte. Já nos casos virais, normalmente, o paciente se recupera em poucas semanas.

https://5a928413e05606a9f0aee73eb79aa48b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), é grave e tem transmissão respiratória. Por isso, as medidas preventivas contra a Covid derrubaram os casos durante a pandemia.

Além desses 33 casos em Marília, São Paulo teve 56 casos confirmados de janeiro a setembro, com nove mortes. Esse aumento de registros no país indica que o vírus voltou a circular. Além de SP, quatro estados têm aumento de casos: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Marília, há duas vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite.

Uma delas é a meningocócica C (aplicada em bebês e que está sendo disponibilizada aos profissionais de saúde da cidade).

A outra é a meningocócica ACWY (Conjugada), que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana. Esse imunizante é aplicado em dose única em adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

Compartilhar esta notícia agora: