De acordo com estudo feito com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, apenas 5% dos estudantes terminam o ensino médio da rede pública com aprendizado considerado adequado em matemática. Em 16 estados brasileiros, não se chega nem a esse percentual.
Cerca de 57% dos estudantes que estavam prestes a se formar na escola no ano passado têm conhecimento insuficiente em matemática e outros 38%, sabem somente o básico.
A defasagem na aprendizagem de matemática no país é histórica e se agravou com a pandemia de Covid, que deixou as escolas sem aulas presenciais por um longo período em 2020 e 2021. Em 2019, o índice de estudantes com conhecimento avaliado como adequado na disciplina era de 7%.
Em língua portuguesa, a situação é um pouco melhor, mas, ainda assim, longe da ideal: em torno de 31,3% dos alunos do ensino médio da rede pública têm aprendizado adequado. Em 2019, somavam 34%.
Os dados do Saeb, que é uma prova de português e de matemática, feita a cada dois anos, foram tabulados pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e divulgados nesta quarta-feira (30) em evento para marcar os dez anos do portal QEdu.
A plataforma tem o apoio institucional da Fundação Lemann, B3 Social, Itaú Educação e Trabalho e da Fundação Roberto Marinho.


