Nesta terça-feira (29) a Polícia Federal, com o apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, deflagrou uma operação de combate a fraudes no seguro-desemprego em Assis.
A operação Hemera, termo em latim que faz referência à Deusa da Mentira, investiga a atuação de grupo criminoso que praticava estelionatos diversos, visando o recebimento indevido de benefícios de seguro-desemprego.
Ao todo foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Dois deles em escritórios de contabilidade.
Na primeira fase da investigação, foram coletados elementos indicativos de que o grupo constituía pessoas jurídicas de fachada para justificar vínculos de emprego das pessoas que seriam beneficiadas com as fraudes.
Foram identificadas até o momento três pessoas suspeitas de integrarem o grupo criminoso, cinco pessoas jurídicas fictícias e mais de 120 pessoas físicas cooptadas, bem como 150 benefícios de seguro-desemprego, em tese, fraudulentos, requeridos entre maio de 2021 a novembro de 2022, que acarretaram à União prejuízo aproximado de R$ 830 mil.