Nesta segunda-feira (21) o vereador Danilo da Saúde solicitou ao Prefeito Daniel Alonso que, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde, informe à Câmara Municipal sobre a adoção de providências urgentes para ampliação do atendimento aos pacientes que tem necessidade de realizar cirurgias plásticas no SUS.
“Quando falamos em cirurgias plásticas as pessoas diretamente associam com cirurgias estéticas e questionam o SUS fazer tais cirurgias, porém são cirurgias de reparação” disse o vereador.
A ampliação das cirurgias de correção e reparação pós traumática, pós bariátrica, mal formações e queimados, tem por finalidade contemplar a demanda reprimida de pacientes que aguardam as consultas, exames e cirurgias eletivas.
De acordo com o vereador existem pessoas que esperam há mais de dois anos por esse tipo de cirurgia e algumas pessoas não tem conseguido nem a consulta com o especialista para fazer a avaliação correta, identificar e solicitar os exames.
O vereador ainda pede à Secretaria de Saúde que dimensione a quantidade de pessoas que necessitam deste tipo de cirurgia, e as classifique de acordo com suas necessidades cirúrgicas, para que o tamanho do problema seja estabelecido e se possa pensar em alternativas.
“Diariamente, estamos recebendo diversas reclamações da população relatando a dificuldade em ter acesso aos serviços especializados de saúde em nossa cidade através do SUS, conforme se explicita” disse o vereador.
Ainda de acordo com o vereador existem crianças na fila, e algumas das questões impactam em outras áreas da vida das pessoas além da saúde.