SINDIMMAR pede resíduo do Fundeb para todos profissionais

Cidade Últimas Notícias

Diretoria do SINDIMMAR (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília) está pedindo que o resíduo de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) seja redistribuído para todos os profissionais da educação e não somente para uma categoria. “Alguns parlamentares esquecem que a Educação conta com vários(as) profissionais, que têm direito ao resíduo do Fundeb”, destacou Vanilda Gonçalves de Lima, presidenta do SINDIMMAR.
Ofício neste sentido foi enviado à vereadora Professora Daniela D’Ávila (PL), que apresentou requerimento nº1822/2022 pedindo o pagamento do saldo para professores(as) da rede municipal de ensino de Marília. No ofício, Vanilda pede que o requerimento da parlamentar seja retificado, ampliando o benefício às demais categorias.
A legislação do Fundeb, alterada pela Lei n° 14.276/2021, em seu Art. 26, §1° II menciona profissionais da educação básica: docentes, profissionais no exercício de funções de suporte pedagógico direto à docência, de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico, e profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional, em efetivo exercício nas redes de ensino de educação básica”.
“Portanto, viemos requerer que seja retificado o requerimento, para que os profissionais dos cargos de ADE (Auxiliar de Desenvolvimento Escolar) e de Agente Operacional, que atuam diretamente no apoio ao desenvolvimento das atividades escolares, não sejam esquecidos”, destaca o documento encaminhado à Câmara.

APOIO/ A atividade de ADE é muito importante no dia a dia das escolas, por conta do apoio que estes(as) profissionais dão aos(às) professores(as). “Caso uma criança precise ir ao banheiro, para lavar a mão ou outra necessidade, ou até mesmo desenvolver uma tarefa em sala de aula, são os ADEs que dão essa retaguarda, que auxiliam os(as) professores(as), além de executarem tarefa de limpeza. Já os Agentes Operacionais contribuem para a limpeza e organização dos espaços da escola, bem como na manipulação e preparação dos alimentos da merenda escolar”, ressaltou Vanilda.

Compartilhar esta notícia agora: