Devido à pandemia, muitos trabalhadores tiveram os pagamentos do Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) atrasados ou revisados.
No mês passado, a Caixa Econômica Federal anunciou um lote complementar para o recebimento do abono salarial PIS/PASEP.
O Fundo PIS/PASEP tinha como objetivo financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e a participação de funcionários privados e públicos na receita. O PIS era direcionado para funcionários de empresas privadas em regime CLT e administrado pela Caixa. Já o PASEP era destinado aos servidores públicos e administrado pelo Banco do Brasil. O fundo foi extinto em abril de 2020, mas o abono salarial foi mantido.
Para receber o abono salarial PIS 2022, é preciso se encaixar nas circunstâncias a seguir:
- Estar cadastrado no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, com atualização de dados cadastrais realizada;
- Tenha exercido qualquer atividade remunerada pelo prazo mínimo de 30 dias (consecutivos ou não), no ano de 2020;
- Tenha recebido até dois salários mínimos em 2020.
Como consultar o PIS/PASEP 2022?
É possível consultar o benefício pelo aplicativo CAIXA Tem (Android/iOS), do CAIXA Trabalhador (Android/iOS), além do site oficial e os números 111 ou 0800-726-0207. Em casos de dúvidas, recomenda-se o acesso aos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência.
Os valores das parcelas levam em conta o tempo de trabalho e o teto do salário mínimo do ano de pagamento. Dependendo dos meses trabalhados, os trabalhadores que se enquadram no benefício poderão receber uma parcela de até R$ 1.212 do abono salarial do PIS de 2022.
Os pagamentos referentes ao benefício aconteceram nos primeiros meses de 2022. No entanto, apesar de o calendário já ter sido encerrado, o abono ainda está disponível para saque até o dia 29 de dezembro. Os trabalhadores que se enquadram nos critérios e que ainda não tiveram acesso à parcela, podem realizar o saque hoje (7).
Os beneficiários que possuem conta na Caixa recebem o valor diretamente no saldo. Quem não possui uma conta no banco, pode realizar o saque em uma agência ao apresentar um documento oficial de identificação com foto (CNH, carteira de trabalho ou identidade). Além disso, aqueles que possuem o cartão cidadão podem sacar o abono em lotéricas, terminais de autoatendimento ou correspondentes bancários da Caixa.