Atendendo comerciantes que procuraram a Associação Comercial e de Inovação de Marília no sentido de regularizar os horários de atendimento no comércio varejista envolvendo a “Black Friday” e os jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, no Catar, no mês de novembro, a entidade que representa a classe empreendedora da cidade, já manteve contado com o Sindicato do Comércio Varejista de Marília (Sindovam), para regulamentar dia e hora de atendimento especial nestes dois
momentos considerados importantes para o varejo em geral.
“Queremos antecipar uma situação que acontecerá inevitavelmente e que precisa de regulamentação”, disse o presidente da associação comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, ao ouvir o grupo de comerciantes da cidade e já manter contato com o presidente do sindicato patronal, Pedro Pavão. “É
preciso que os dois sindicatos, patronal e do trabalhador, se entendam neste sentido e ajudem o comércio em geral”, explicou o presidente da associação comercial.
Adriano Luiz Martins explica que a “Black Friday” hoje em dia é considerada uma das datas mais importantes do varejo em geral, antecipando as vendas do Natal, aumentando o fluxo de pessoas entre as lojas. “A sugestão é que o comércio de Marília funcione na sexta-feira, dia 25 de novembro, das 9 às 22 horas e no dia seguinte, no sábado, dia 26 de novembro, das 9 às 17 horas”, falou o presidente da associação comercial ao sugerir as datas e os horários ao presidente do Sincovam, Pedro Pavão.
“A “Black Friday” hoje em dia é de grande importância para o varejo de Marília, e acredito que seja uma excelente oportunidade para elevar as vendas”, disse com segurança ao analisar dados estatísticos das últimas performances, até mesmo em período da pandemia.
“A “Black Friday” começou, no Brasil, com as vendas eletrônicas e hoje atende todos os segmentos do varejo em geral”, afirmou Adriano Luiz Martins que acredita num acordo neste sentido entre os dirigentes
sindicais.
O presidente da associação comercial local reforça que a “Black Friday” passou a fazer parte do calendário do comércio varejista com grande ênfase. “Nesse caso, tanto as lojas “on-line” quanto as físicas e empresas de serviço, como agência de viagens e até cursos de idioma, aproveitam a “Black Friday” para tentar atrair clientes”, exemplificou.
“A “Black Friday” sempre cai na quarta sexta-feira do mês de novembro”, apontou. “Como surgiu nos Estados Unidos, coincide de ser na data seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças e algumas lojas começam as promoções antes do dia oficial da “Black Friday”, o que às vezes, amplia e intensifica as vendas na própria data”, ressaltou Adriano Luiz Martins, ao propor a regulamentação do funcionamento das lojas neste dia especial.
A preocupação se deve em virtude de que a Copa do Mundo de futebol pela primeira vez nos últimos tempos acontecerá no mês de novembro, o que normalmente acontece nos meses de junho e julho. “Por si só, já merece uma consideração especial, por ser algo inusitado”, argumentou.
“E esse ano ainda terá a Copa do Mundo coincidindo na mesma semana da “Black Friday” de 2022”, enfatizou o dirigente da classe empreendedora local, ao lembrar que o evento esportivo começará no dia 20 de novembro.
“Ou seja, o comércio varejista terá mais uma oportunidade para anteceder as ofertas”, lembrou o comerciante presidente da associação comercial confiante num acordo para breve.