O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou a jornalistas na noite deste domingo (30) que vai buscar alinhamento com o governo federal, que terá o ex-presidente Lula (PT) à frente.
Com 100% das urnas apuradas, Tarcísio obteve 55,27% dos votos válidos, ante 44,73% de Haddad. O TSE declarou eleito o político do Republicanos.
“Vamos olhar o interesse para o estado de São Paulo”, afirmou o governador eleito. “Observem que, para que a gente possa trazer políticas públicas, é fundamental o alinhamento com o governo federal.”
Fernando Haddad (PT), também ofereceu a Tarcísio ajuda na interlocução com o governo petista na Presidência. “Já liguei para o Tarcísio de Freitas desejando a ele que faça um bom governo, me colocando à disposição”, disse o petista em discurso após a apuração.
Tarcísio ecoou a declaração de seu adversário no segundo turno: “Já tive uma conversa amena, boa, com o Haddad. A gente teve uma boa relação ao longo da campanha. A conversa foi nesse sentido: ‘parabéns pelo resultado’. Se colocando à disposição para ajudar já em Brasília. Ele, como integrante da equipe do novo presidente da República, e vamos manter melhor diálogo possível.” Haddad é cotado para assumir um ministério no governo Lula.
Tarcísio afirmou que, até o momento da entrevista, ainda não tinha conversado com Bolsonaro, apenas com o ex-ministro Walter Braga Netto (PL), que compôs a chapa como candidato a vice-presidente.
“Falei com Braga Neto, o presidente está tranquilo em Brasília, acompanhou os resultados e amanhã trabalhará normalmente e vai seguir.”
