Docente do Senac Marília faz alerta sobre os perigos da automedicação

Cidade Saúde Últimas Notícias

A pesquisa mais recente divulgada pelo Datafolha é preocupante: quase 90% dos brasileiros tomam remédios por conta própria. Entenda os riscos

 

Os números da automedicação vêm crescendo no Brasil. Estudo realizado recentemente tem preocupado ainda mais os profissionais da área saúde: a quantidade de pessoas com 16 anos ou mais que tomam remédios por conta própria passou de 76%, em 2014, para 89%, em 2022, conforme mostra pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade em parceria com o Datafolha veiculada em maio deste ano.

Talita Girotto de Toledo Prado Colombo, docente da área de farmácia no Senac Marília, conta que existem vários fatores que levam à prática da automedicação. Os mais comuns, são: 

  • Acreditar que os medicamentos não trazem nenhum risco à saúde e que o sintoma é pontual, não precisando de investigação;
  • Dificuldade em consultar o médico rapidamente;
  • Facilidade de acesso aos medicamentos; 
  • Indicação de conhecidos (amigos ou familiares) que já tiveram o mesmo sintoma e têm o medicamento em casa.

“Infelizmente, essa prática parece inofensiva e, quando não orientada por um profissional habilitado, pode trazer grandes riscos para a saúde da população, pois pode mascarar os reais sintomas da doença, dificultar o diagnóstico ou até promover um quadro tardio. Ainda, causar reações alérgicas, intoxicação, dentre outros problemas”, alerta a especialista. O que muita gente não sabe é que até mesmo medicamentos considerados “comuns” – como analgésicos para dor de cabeça e medicações para alívio de enjoos – precisam de prescrição. “O ideal é que todo uso de medicação tenha acompanhamento de um profissional habilitado”, salienta Talita. 

Oportunidades para se especializar até dezembro

Para ter cada vez mais profissionais que possam instruir melhor a comunidade sobre as questões da automedicação e outras demandas relacionadas ao tema, o Senac Marília oferece várias bolsas de estudo integrais que podem ser adquiridas ainda em 2022. Talita ressalta que a unidade oferta seus cursos sempre acompanhando as tendências do mercado. “Hoje em dia, temos uma busca por profissionais qualificados em farmácia para diversas áreas, podendo atuar com visão sistêmica e de maneira ampla dentro da empresa. Além disso, os laboratórios do Senac Marília são muito bem equipados, trazendo ao aluno a vivência prática ao longo do curso”, frisa a docente.

As aulas do curso livre Cálculos Utilizados na Dispensação e Controle de Estoque de Medicamentos, que traz os conceitos básicos sobre medicamentos para dar apoio a farmacêuticos na atuação em farmácias e drogarias,  tem suas aulas iniciadas no próximo dia 28/10.  Na sequência, o curso Noções Sobre Medicamentos Para Atuação em Farmácias se aprende a realizar cálculos para determinar a quantidade de medicamento a ser fornecida e como auxiliar no controle de estoque da farmácia e da drogaria. As aulas começam dia 1/11. Já para o curso Testes Físico-químicos na Farmácia Com Manipulação, as aulas se iniciam em 10/11. Nele, é ensinado como realizar testes físico-químicos em matérias-primas, medicamentos e cosméticos. 

Para os três cursos há bolsas disponíveis e as inscrições estão abertas. Elas podem ser feitas até as datas de início das aulas – caso ainda haja vagas – através do link https://www.sp.senac.br/senac-marilia/cursos-livres/.  “Eu indico muito os cursos do Senac. Já realizei vários na minha área e em ambos tive um aprendizado de grande valia”, conta Elisangela Dal Evedove, aluna do Senac Marília.

Para ter acesso à bolsa, o candidato deve comprovar renda familiar mensal por pessoa de até dois salários mínimos federais e fazer sua inscrição 20 dias antes do início do curso escolhido, sempre a partir do meio-dia, pelo site do Programa Senac de Gratuidade. As inscrições são por ordem de chegada em uma fila de espera virtual. 

Senac Marília

Endereço: Rua Paraíba, 125 – Centro, Marília/SP

Mais informações: www.sp.senac.br/senac-marilia

Informações à imprensa:

Ideias & Efeito Comunicação

Paula Santana

paula@ienoticia.com.br

(14) 98803-1427

Christine Xavier

christine@ienoticia.com.br

(15) 98828-5458

Outubro/2022

Compartilhar esta notícia agora: