Detran realiza mutirão para nenovação de CNH vencidas em novembro e dezembro

Cidade Últimas Notícias

O Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em parceria com o Poupatempo, promove no próximo sábado (22) o primeiro mutirão do mês de outubro nas regiões de Marília e Bauru para quem precisa regularizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O atendimento é realizado para auxiliar os cidadãos que estiverem com a habilitação vencida entre os meses de novembro e dezembro de 2021, mas ainda não regularizaram a situação.

São 9,8 mil vagas abertas em todo o estado, sendo 220.481 condutores estão com o documento vencido e precisam regularizá-lo até o final deste mês.

A grade para o agendamento de data e hora está disponível a partir desta quarta-feira (19) no site do Poupatempo de forma gratuita, no aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou pelo assistente virtual.Os prazos para a renovação da CNH foram estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que definiu um calendário para os condutores paulistas regularizarem o documento, conforme o mês de vencimento.

Os documentos que forem solicitados são emitidos no novo modelo da CNH definido pelo Detran-SP. A mudança altera características da identidade visual da carteira de motorista, em tons de verde e amarelo, e possibilita a inclusão de informações como nome social.

Neste ano, o Poupatempo já realizou cerca de 2,2 milhões de atendimentos para solicitações de renovação de CNH, sendo que apenas 854 mil foram feitas presencialmente.

Ao longo do ano passado, 7 milhões de pessoas começaram o processo de renovação. Desse total, 4,5 milhões de solicitações, ou seja, 65% delas, foram realizadas de forma online.

Os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico.

O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Compartilhar esta notícia agora: