Rodrigo Garcia apoiará Tarcísio no segundo turno e deve se encontrar com Bolsonaro

Brasil Política

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), deve anunciar seu apoio ao candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputará o segundo turno contra Fernando Haddad (PT) na corrida ao Palácio dos Bandeirantes. O anúncio deve ser realizado nesta terça-feira (4).

Com 100% das seções eleitorais apuradas, Rodrigo Garcia teve 18,4% dos votos e terminou o primeiro turno em terceiro lugar. Já Tarcísio de Freitas recebeu 9.881.995 votos (42,32%) e Haddad, 8.337.139 votos (35,7%). 

O PSDB, que governou o Brasil duas vezes com Fernando Henrique Cardoso, encolheu nas eleições de 2022. Na Câmara dos Deputados, a legenda deixou de ter os atuais 23 deputados para ficar com 18. No Senado, o partido nem sequer elegeu candidato. 

O partido também encolheu na disputa ao Governo dos estados. O caso mais emblemático é o de São Paulo, berço político do PSDB, onde Garcia, que atualmente comanda o Executivo paulista, ficou em 3º lugar. É a primeira vez em 28 anos que um governador que não é do PSDB vai comandar o Palácio dos Bandeirantes.

Bolsonaro disse que iria conversar com o governador paulista nesta 3ª feira (4.out.2022) para discutir apoio à sua candidatura no 2º turno. Garcia terminou no 3º lugar na disputa por São Paulo. “Está previsto conversar com o Rodrigo hoje. Mas é uma questão nacional. Não é local. Local é com Tarcísio. Seria no aeroporto hoje, em Congonhas […] é um namoro […] parte considerável do PSDB vai conversar comigo, até pelo histórico do PT”, disse Bolsonaro a jornalistas no Palácio do Alvorada. O PSDB realizará uma reunião da executiva nacional nesta 3ª feira (4.out.2022), às 15h. A expectativa é de que o partido libere seus integrantes para apoiarem quem preferirem localmente.

Compartilhar esta notícia agora: