Rotarianos dos oito clubes da cidade de Marília, mais um da cidade de Vera Cruz, ambas do Distrito 4510 do Rotary International, estiveram reunidos na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília, discutindo detalhes sobre o “Dia D” da vacinação contra a paralisia infantil que acontece neste sábado, dia 20, das 9 às 12 horas, em diversos setores da cidade, além de uma carreata programada para chamar a atenção da comunidade em geral sobre a importância dos pais levarem as crianças até os postos de vacinação para a atualização das vacinas e principalmente contra a paralisia infantil. “Unidos vamos desenvolver uma série de atividades que elevará o índice vacinal em nossa cidade”, disse o secretário municipal da saúde, o médico Sérgio Nechar, que é rotariano. “Os rotarianos fortalecerão a campanha de forma representativa”, falou ao se reunir com os representantes dos clubes rotários das duas cidades e criar um plano de ação.
De acordo com o representante do Poder Público Municipal o acumulado de cobertura vacinal de 2022 de crianças menores de um ano de idade chega a 48,59% diante da poliomielite inativada. “Para garantir que a poliomielite permaneça erradicada do País, é necessário ao menos 95% das crianças vacinadas, o que não acontece desde 2015”, disse Sérgio Nechar ao relacionar as dificuldades encontradas pelo poder público municipal em atrair as crianças que vão desde o negacionismo contra as vacinas, até o desconhecimento sobre os males da doença. “A presença ativa dos rotarianos será importante neste processo, pois, todos saberão de forma sistemática que precisam vacinar as crianças”, defendeu o secretário municipal da saúde.
No encontro realizado ficou combinado que para este sábado os rotarianos estarão nas ruas durante toda a manhã estendendo faixar nos principais corredores comerciais da cidade como na região central e nos bairros nas avenidas Sampaio Vidal, João Ramalho e Esmeraldas, nas ruas nove de julho, São Luiz e Prudente de Moraes. “Vamos alertar o pessoal para levar as crianças para vacinar”, disse Juliano de Oliveira, presidente do Rotary Club de Marília de Dirceu. “Vamos panfletar, também, fazendo um alerta individual”, completou Marco Fragoso, presidente do Rotary Club de Marília-Leste. “Na carreata vamos chamar a atenção em vários pontos da cidade”, disse Marcos Farto, presidente do RC de Marília-Coroados. “Além de colocar faixas fixas em pontos estratégicos”, completou Fábio Ucles, presidente do Rotary Club de Marília-4 de Abril. “Sábado será apenas o alerta pois a campanha será até o mês de outubro”, lembrou Felipe Orlando, presidente do Rotary Club de Vera Cruz que fará ação semelhante a de Marília naquela cidade.
Na próxima quarta-feira, dia 24, as 19h30, novamente na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília o grupo se reúne novamente para a avalição do movimento realizado, e definirão as próximas ações visando um trabalho diário que vai desde postos de vacinação móveis em escolas e creches, carro de som, postos de saúde atrativos para as crianças, visitas à imprensa em geral, mensagem de alerta em luminosos, ônibus urbanos, rodovias pedagiadas e suporte para o pessoal da saúde que mobilização 390 pessoas, distribuídos em 52 equipes. “Vamos procurar desenvolver ações pontuais para que todas as crianças sejam atendidas”, falou o secretário municipal da saúde de Marília. “Prefeitura e Rotary estão juntos neste trabalho que tem tudo para atingir o objetivo final que é chegar o mais próximo possível dos 100%”, falou Sérgio Nechar.
