A quarta-feira dia 10 de agosto marca a comemoração do Dia Mundial da Superdotação. Atualmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 5% da população possui essa característica.
O menino Elio Henrique Santis Dalferth, de apenas 5 anos, é o brasileiro mais novo a entrar para uma das sociedades de pessoas de alto QI no mundo, a “Mensa”, da Inglaterra.
Atualmente ele mora em Marabá, no interior do Pará, sua terra natal. Brenda Santis, mãe do pequeno gênio falou sobre os primeiros sinais que chamaram a atenção da família para a possibilidade dele desfrutar de tamanha inteligência.
“Com 1 ano e seis meses ele empilhava potes de qualquer coisa de forma totalmente organizada. Sempre do maior para o menor, mostrando total conhecimento da engenharia de uma pirâmide”, iniciou.
“Mas, sem dúvidas, o que mais me chamou a atenção foi vê-lo utilizar equipamentos eletrônicos de forma 100% correta. Com um ano e sete meses, sem ninguém ensina-lo, ele passou a digitar a senha do nosso tablet. Porém, fazia com total segurança”, completou.
Outra questão que apontava para a superdotação, ainda segundo a mãe, era o fato dele acertar tudo em jogos de memória. “Naqueles que você vira as cartas iguais, ele sempre acertava tudo em tempo recorde”, disse.
Vale lembrar que também segundo a família Elio, mesmo nascendo e morando no Brasil, primeiro aprendeu a falar inglês e até hoje mistura facilmente as duas línguas.
Sobre Elio Henrique
Aos 2 anos Elio Henrique já reconhecia figuras geométricas e aos 3 reconhecia e identificava figuras geométricas mais complexas.
Primeiro ele falou inglês e depois português. Até hoje muito da sua fala mistura as duas línguas.
Élio conhece com razoável profundidade todos os planetas do sistema solar, identificando as quantidades de luas dos planetas que as possuem, além de entender sobre a variação das galáxias no universo e a existência de buracos negros e de estrelas maiores que o sol.
Todo o conhecimento de Elio foi adquirido por ele mesmo, ninguém o ensinou. É um autodidata genuíno. Em julho deste ano ele fez 5 anos e já aprendeu – por ele próprio – a ler em inglês e português.
O gênio nasceu e mora em Marabá, interior do Pará, ama dinossauros, mas a sua maior expectativa é conhecer Elon Musk, para viajar com ele até Marte.
Elio já foi submetido a testes que apontaram 145 de QI e em uma variação essa pontuação chegou a 156, superando 99% dos superdotados da sua idade.