Saiba como evitar golpes contra aposentados do INSS 

Brasil Polícia Últimas Notícias

Os aposentados e pensionistas do INSS viraram alvo de bandidos que realizam golpes online, desde a inclusão digital de públicos de todas as idades. 

É preciso atenção para não cair em golpes. Golpistas tem entrado em contato se passando como representantes do INSS ou, ainda, funcionários de instituições bancárias nas quais o benefício é pago.  

Eles usam linguagem técnicas que podem muito bem enganar um idoso desavisado. A intenção deles é ter acesso a dados pessoais da vítima. 

Os bandidos enviam uma mensagem via WhatsApp, SMS ou e-mail, solicitando os dados do aposentado ou pensionista para serem atualizados. Neste momento, é enviado um link que pode conter um vírus que vai roubar os seus dados bancários ou informações pessoais. 

Um outro golpe que está se tornando muito comum, é a antecipação de um falso empréstimo com condições muito simples, para que seja possível liberar o dinheiro de forma rápida. O golpista solicita que a pessoa faça um depósito antecipado de um determinado valor para garantir a proposta. 

Vale lembrar que as instituições bancárias são proibidas por lei, de solicitar depósito de pagamento antecipado para concessão de crédito. O Banco Central possui um serviço que você pode ficar sabendo como funciona a liberação de empréstimos de cada instituição financeira. 

Também existe um golpe onde um falso boleto é enviado por e-mail ao aposentado. Na hora que a vítima vai digitar o código de barras para fazer o pagamento, o dinheiro é direcionado para a conta do golpista. 

Se você tiver dúvidas sobre qualquer coisa relacionada ao seu benefício ou golpes que você sofreu, acesse o site ou aplicativo “Meu INSS” (disponível para Android e iOS). Também é possível ligar para a central de atendimento, telefone 135. 

Compartilhar esta notícia agora: