Vereador Danilo pede ampliação de vagas serviços do centro dia de idosos

Cidade Política Últimas Notícias

Foi aprovado na última sessão ordinária da câmara municipal, o requerimento de número 1001/2022 do vereador Danilo Bigeschi PSB, que solicita à prefeitura informações sobre a oferta de vagas para as pessoas idosas em unidades especializadas, como o Centro Dia do Idoso. “Temos recebido diariamente diversas queixas da população sobre as dificuldades em ter acesso ao serviço, que não foi ampliado desde a sua instalação em Marilia no governo do ex prefeito Vinícius Camarinha. Por isso precisamos saber porque não houve um planejamento nesses anos para ampliação, e se existe algum projeto em andamento”, disse o vereador Danilo.

Marilia possui 3 unidades do Centro dia do idoso, que é um serviço público destinado ao atendimento especializado a pessoas idosas que tenham algum grau de dependência de cuidados, promovendo a integração social e o acolhimento.
“É dever do Poder Executivo promover investimentos nas áreas sociais, ampliando a oferta de serviços de assistência à população. Felizmente com o aumento da expectativa de vida, temos acompanhado o aumento da população idosa, que necessitam de cuidados complementares. O poder público tem que acompanhar essa tendência e ampliar os serviços destinados a esse público,” informou o vereador Danilo.

No requerimento, o vereador solicita que o prefeito Daniel Alonso, após consultar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, informe qual a capacidade atual de atendimento em cada unidade de Centro Dia do Idoso e quantas pessoas estão cadastradas à espera de uma vaga nos serviços. “O Centro dia do idoso é um programa importante que foi implantado pelo ex prefeito Vinícius Camarinha, que inclusive ganhou prêmio como cidade amigo dos idosos, sendo considerada uma política pública de referência na época. Desde então não houve ampliação do serviço tornando-o insuficiente para atendimento da atual demanda”, concluiu o vereador Danilo.
O vereador pede ainda que as informações sejam repassadas ao Comus (Conselho Municipal da Saúde) e Conselho Municipal da Assistência Social.

Compartilhar esta notícia agora: