Prefeito Camachinho, de Ibirarema, realiza diversos projetos em benefício do Meio Ambiente 

Política Últimas Notícias

O Prefeito Camachinho, com o apoio do Departamento de Meio Ambiente, tem realizado diversos projetos de proteção ambiental. 

Entre eles está o Projeto Óleo por Óleo, onde você troca 5 litros de óleo usado por 1 litro de óleo novo. 

A troca é realizada no Espaço Ambiental Sebastião Jorge, localizado na Rua Ver. Agnello Jacinto de Moraes, 207, das 08h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. 

Levando no Espaço Ambiental, esse óleo usado terá a destinação correta evitando a contaminação dos recursos hídricos e do solo. 

Outro projeto importante para o meio ambiente em Ibirarema é a Coleta Seletiva de lixo na cidade. Semanalmente, a Prefeitura de Ibirarema realiza a coleta seletiva porta a porta em todos os bairros da cidade. 

Os moradores do município podem separar os resíduos recicláveis, ou secos, como papel, plástico, vidro e metal, para serem recolhidos. A coleta seletiva é realizada toda quinta-feira, a partir das 07 horas. Desta forma todos podem colaborar com o meio ambiente e o aumento da vida útil do aterro sanitário. 

Outro projeto é o Espaço Árvore, que é o local nas calçadas destinado para a arborização urbana que garante o correto desenvolvimento da árvore e melhora a aeração e permeabilidade do solo, evitando que as raízes rompam a calçada em busca de ar e água. 

Instituído pelo Código Municipal de Desenvolvimento Sustentável, sua largura deve ser de 40% da largura total da calçada, com o comprimento sendo duas vezes sua largura, respeitando a circulação dos pedestres, além de sua identificação com coordenadas por meio de placas individuais. 

Sua implantação é obrigatória em novos loteamentos urbanos e deverá ser implementado gradativamente nos passeios públicos já existentes. 

O Município de Ibirarema, em parceria com a Coopermota, também realizou a coleta e destinação adequada de 3,026 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos gerados na região, atendendo um total de 36 agricultores. 

Todo resíduo coletado foi encaminhado à Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), na unidade de Paraguaçu Paulista (SP). 

A reciclagem dessas embalagens proporciona benefícios ambientais diretos com a redução da geração de resíduos sólidos e a decorrente não emissão de gases de efeito estufa, além de poupar energia na fabricação de novos produtos. 

A ação faz parte do calendário municipal em comemoração ao mês do Meio Ambiente 2022. 

Compartilhar esta notícia agora: