Nesta quinta-feira (16) um bebê de cinco meses e 22 dias morreu afogado com leite materno em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
A mãe da criança, de 29 anos, foi detida e levada à delegacia, por suposto abandono de incapaz, pois ela só teria percebido a morte do filho muitas horas depois.
O caso aconteceu em uma residência da Rua Doutor Mieceslau Adolpho Celinski, no bairro Boa Vista. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a mãe chamou o Samu por volta das 14h30, depois de ir ao berço do filho e encontrar a criança morta.
Quando os socorristas do Samu chegaram e atenderam o bebê, notaram que o óbito já havia ocorrido há mais de três horas, por causa de uma obstrução de vias aéreas (engasgo com o leite).
Eles desconfiaram de que havia algo errado e chamaram a Polícia Militar e o Conselho Tutelar.
Na presença dos policiais e conselheiros, a mulher afirmou que tinha amamentado a criança por volta das 8h e a colocou para dormir. Disse ainda que em seguida foi a outros cômodos lavar roupa, cuidar da casa e, por volta das 14h, quando voltou ao quarto da criança, a encontrou arroxeada, sem respirar e toda molhada de leite materno.
Foi quando ela correu para a vizinhança pedindo ajuda e que alguém chamasse o Samu.
Havia outra criança de dois anos e seis meses na casa. Diante da possibilidade de um caso de abandono de incapaz, a Polícia Militar levou a mãe das crianças à delegacia para prestar esclarecimentos.
A Polícia Civil não confirmou se a mulher foi ouvida e liberada ou se ficou detida. O corpo da criança foi levado à UPA da cidade.