Para evitar aglomerações, Pronto Atendimento da Unimed implanta telemonitoramento de dengue

Cidade Saúde Últimas Notícias

Com o aumento do número de casos de dengue na cidade de Marília desde o mês de março, o Pronto Atendimento da Unimed implantou o serviço de telemonitoramento dos pacientes com dengue.

Como a equipe do Pronto Atendimento da Unimed já esperava um aumento no número de casos na cidade, devido ao seu caráter endêmico da cidade, a medida visa a diminuição do fluxo de pacientes para retornos na unidade.

Além disso, com a baixa da temperatura o fluxo de pacientes também aumenta nesta época do ano tanto na clínica médica como na pediátrica.

“Esse aumento da demanda foi logo evidenciado (a partir de março), instituímos o telemonitoramento de dengue como medida de contingência”, disseram o diretor técnico do Prontomed, o médico Vicente Totti Neto, e a coordenadora de Enfermagem, Mara Cristina Pereira Costa.

Através do telemonitoramento os paciente com dengue são acompanhados à distância após a primeira consulta presencial, recebendo orientações e atendimento sem a necessidade de o paciente ir até o Pronto Atendimento. Os pacientes são orientados a retornar somente em casos de sinais de alarme da dengue, sendo instruídos quanto a esses sinais.

O Pronto Atendimento da Unimed Marília também aumentou o número de médicos plantonistas nas duas clínicas (Adulto e Pediátrica), em horários mais críticos.

“Essa medida foi tomada para diminuir o tempo de espera dos nossos beneficiários com consequente diminuição dos riscos e do sofrimento humano”, ressaltaram o diretor técnico e a coordenadora de Enfermagem.

Em abril houve aumento de casos respiratórios, principalmente pela clínica pediátrica.

“Ainda é considerada uma demanda grande e preocupante quanto aos atendimentos de casos respiratórios. Com a chegada do outono esperamos o aumento destas doenças respiratórias infantis e a demanda continuará subindo nos próximos meses”.

Compartilhar esta notícia agora: