A pedido do vereador Evandro Galete Programa Recomeço terá inicio

Cidade Política Últimas Notícias

Atendendo ao requerimento 425 do vereador Evandro Galete, a Prefeitura de Marília dará início ao Programa Recomeço do Governo do Estado.

O vereador Evandro Galete solicitou a implantação do programa, que faz parte do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas do Governo do Estado, e foi lançado no dia 16 de maio.

A Prefeitura Municipal atendeu a solicitação do vereador e o Programa Recomeço terá início com intuito de prevenir o uso de álcool e outras substancias químicas e oferecer tratamento, acolhimento e reintegração à sociedade dos dependentes químicos e alcóolicos.

É um programa que promove ações preventivas sobre o uso indevido de substâncias psicoativas, o enfrentamento ao tráfico de drogas, controle e requalificação de territórios específicos, e oferece acesso à Justiça e à Cidadania, apoio socioassistencial e tratamento médico aos dependentes de substâncias psicoativas, suas famílias e comunidade.

O Programa Recomeço envolverá as Secretarias da Educação, que realizará orientações nas escolas, da Secretaria da Saúde, com exames Clínicos e Psiquiátricos, da Secretaria de Assistência Social, com acolhimento e da Secretaria de Direitos Humanos com a triagem.

O uso de crack vêm crescendo exponencialmente no país, gerando uma grande preocupação a todos os brasileiros. A estimativa da OMS é que no Brasil existam 3% de usuários, sendo 6 milhões de brasileiros, o Ministério da Saúde calcula 2 milhões de usuários e um estudo da Unifesp, patrocinado pela Senad, demostra que um terço dos usuários mantem uso e outro terço morre, sendo 85% dos casos relacionados a violência, faz-se necessária a intervenção no assunto.

“Proporcionar condições para uma vida saudável e digna à população e auxiliar os dependentes de substâncias psicoativas, seus familiares e comunidade a trilharem da melhor maneira possível o caminho para recuperação e retorno a uma vida plena” disse o vereador Evandro Galete.

Compartilhar esta notícia agora: