Pela terceira semana consecutiva Marília registrou mais de 80 novos casos de dengue. Os exames positivos foram enviados pelo Instituto Adolfo Lutz e se referem a pacientes contaminados em abril.
Foram registrados respectivamente 81, 83 e novamente 83 novos casos na cidade, elevando para 429 o total de casos.
A maior parte das transmissões estão concentradas em abril. A doença teve uma alta maior a partir da penúltima semana de março (semana epidemiológica 12), com 38 pessoas contaminadas.
A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada, mesmo em quantidades mínimas. Por isso é importante que as pessoas estejam atentas em suas residências para não deixarem água parada.
Além disso, o Município tem feito bloqueios em bairros com maior número de casos, buscando sintomáticos e criadouros (água parada com larva do Aedes), eliminado focos do mosquito e orientando a população. Além da pulverização de inseticida, que mata mosquitos adultos que possam estar com o vírus.
É importante que a população participe da prevenção, verificando quintais, calhas, caixas d’água, ralos com pouco ou sem uso, vasos de plantas e bebedouros de animais. Locais onde a água não possa ser retirada devem ser devidamente vedados, impedindo o acesso do inseto. Calhas entupidas acumulam água, assim como entulhos, restos de poda ou materiais sem utilidade nos quintais.