VEREADOR DANILO DA SAÚDE APOIO HOSPITAIS NA CAMPANHA “CHEGA DE SILÊNCIO” QUE PEDE REJUSTES NA TABELA SUS

Cidade Política Últimas Notícias

Em sessão da Câmara Municipal de Marília nesta segunda-feira (18) o vereador Danilo Bigeschi protocolou uma moção de apoio à Santa Casa de Misericórdia Marília, Hospital Beneficente da UNIMAR, Hospital Espírita de Marília e Maternidade Gota de Leite na adesão do movimento “Chega de Silêncio”.

O movimento foi criado pela CMB, Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, e visa o reajuste da tabela SUS e investimentos por parte do Governo Federal para as entidades, que após a pandemia, vem vivendo a maior e mais grave crise da história da saúde.

“As Santas Casas e hospitais filantrópicos vivem a maior e mais grave crise da história da saúde pública, por falta de investimentos e reajuste da tabela SUS. Precisamos apoiá-los e fortalecer o movimento para que os entes federativos revejam e ampliem o financiamento. São entidades que realizam assistência fundamental à população, que sobreviveram até o momento devido à luta e resistência de seus gestores e colaboradores”, disse o vereador Danilo.

Os problemas financeiros das entidades filantrópicas são velhos conhecidos, isso em função do nível de endividamento e do subfinanciamento do SUS. Nos últimos anos houve o fechamento de 315 hospitais filantrópicos, e a dívida do setor já está em mais de R$ 20 bilhões.

“As raras correções dos recursos destinados aos hospitais públicos são infinitamente desproporcionais ao aumento do custo operacional. Para ter uma noção da gravidade da situação, desde o início do plano real, em 1994, a tabela SUS e seus incentivos foi reajustada, em média, em 93,77%, enquanto o INPC (Índice de Preços no Consumidor) foi em 636,07%, o salário-mínimo em 1.597,79% e o gás de cozinha em 2.415,94%”, informou o vereador.

Danilo da Saúde, ao entrar com a moção, pretende deixar público o debate sobre tal situação e mobilizar esforços em apoio aos hospitais.

“É uma crise de toda a sociedade, todos precisamos apoiar e buscar soluções para ajudar essas importantes entidades, que por décadas realizam serviços essenciais à população sem dispor das condições financeiras necessárias, e que foram agravadas ainda mais com a pandemia do covid,” concluiu o vereador Danilo da Saúde.

Compartilhar esta notícia agora: