Como todos já sabem, a vereador Vânia Ramos vem lutando muito pela causa para ajudar as crianças com espectro autista no município de Marília.
Por exemplo, o projeto de Lei Complementar nº 5/2022, de autoria da vereadora Vânia Ramos, garante às servidoras públicas mães de crianças autistas, ou com graves deficiências, o direito de redução da jornada de trabalho sem prejuízo na remuneração mensal.
Desta vez a vereadora pediu à Prefeitura de Marília que informe sobre a possibilidade de envidar esforços para a implantação de um Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista, dentro das unidades de saúde do SUS da cidade.
A vereadora Vania Ramos ressalta que, apesar da cidade possuir o Espaço Potencial, este não está dando conta da demanda e existem muitas crianças na fila de espera.
Ela também ressalta que em São Paulo já existe um Centro de Referência para o Autista, e mais uma vez elogia o Espaço Potencial por seu excelente trabalho, mas explica que seu pedido é que haja um atendimento especializado pelo SUS.
Para a vereadora é um importante serviço de atenção diária, que tem por finalidade dar assistência e inclusão na modalidade ambulatorial para crianças e adolescentes, portadores de TEA.
Atualmente estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. São mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo (dados extraídos da comunidade USP).
Através do Centro de Referência para o Autista a mãe poderá se deslocar a um posto de saúde e ser encaminhada ao tratamento especializado, onde a criança receberá o diagnóstico e os cuidados necessários que ela necessite.