O governo federal anunciou que vai liberar saques de R$ 1 mil do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no dia 20 de abril.
Muitas pessoas ficaram animadas com o dinheiro extra, principalmente neste tempo de crise, mas é preciso tomar cuidados devido a grande quantidade de golpistas e estelionatários.
Em 2021, milhares de brasileiros foram vítimas de golpe quando houve a autorização de saque, geralmente por aplicados de celular. Mensagens que prometem agilizar o saque ou até um valor superior ao que realmente está disponível costumam fisgar os mais desavisados.
Em geral, por meio de links com informações falsas, os golpistas conseguem reunir dados pessoais que lhes permitem fazer o saque como se fossem o usuário verdadeiro e utilizar seus dados para cometer outros crimes.
Esses atos criminosos são punidos de acordo com o Código Penal, mas localizar os estelionatários e recuperar o dinheiro não costuma ser fácil. Por isso, a prevenção é o melhor caminho.
A liberação do FGTS será por data de aniversário, começando pelos nascidos em janeiro. O saque não precisa ser solicitado, ele é liberado diretamente na conta do “Caixa Tem”. Caso a pessoa ainda não tenha essa conta, a Caixa realiza o processo de abertura. Após isso, a pessoa passa a ter acesso e assim sacar o benefício, caso assim o deseje. Se preferir não sacar, o dinheiro será destinado a conta cadastrada no FGTS.