O Hemocentro de Marília passa a partir desta semana, a ter horários extras de funcionamento. O intuito é reverter o quadro atual de baixo estoque de sangue, como consequência do surto gripal e da nova onda de Covid-19.
Normalmente o setor de coleta de sangue funciona de segunda a sábado, das 7h às 13 horas. Porém passará a abrir também toda quinta-feira das 18h às 20 horas a partir desse dia 10.
O Hemocentro também passará a abrir um domingo por mês, das 7h ao meio-dia, começando pelo próximo domingo, dia 13.
“É uma tentativa de reverter esse quadro difícil com agilidade, dando oportunidade para os doadores que não podem comparecer das 7h às 13h de segunda a sábado”, disse a assistente social do hemocentro, Dayane Galletti.
De acordo com Dayane, todos os tipos sanguíneos estão em escassez, até mesmo O positivo, que é o mais comum na população.
“Atribuímos essa baixa aos inúmeros casos de gripe, Influenza e Covid, que afastaram os doadores de sangue”.
Em janeiro deste ano foram registradas 952 doações de sangue, 26% a menos que janeiro do ano passado, que já não foi um mês tão positivo em função da pandemia.
O ideal é um comparecimento de 60 doadores aptos (que realmente podem doar sangue) por dia. Em metade do primeiro mês de 2022, a frequência não chegou à metade deste número.
Em comparação com dezembro, a queda de doações de sangue no mês de janeiro foi de 36%. Em dezembro de 2021 foram registrados 1439 voluntários aptos, que doaram sangue, um número considerado positivo. Porém, a pandemia estava em baixa e o surto de quadros gripais ainda não tinha começado.
Com os casos de gripe e Covdi-19 aumentados, o estoque do Hemocentro foi prejudicado pela impossibilidade das pessoas em período de enfraquecimento e contaminação doarem sangue.
Em contrapartida, as urgências, emergências e doenças que demandam transfusões de sangue continuam ocorrendo.
O Hemocentro, na rua Lourival Freire, nº 240, Fragata, é referência para Marília e mais 110 municípios, o que representa cerca de 2 milhões de pessoas.
Campanha Desafio pela Vida!