Entre 2015 e 2020 a Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) conseguiu diminuir em 71% o número de mortes no trânsito na cidade de Marília.
Os números são frutos da constante dedicação e ações na busca de melhorias no trânsito, visando a segurança da população e melhoria da mobilidade. Foram realizados novos avanços na mobilidade, direcionadas a motoristas e pedestres e ações de prevenção aos acidentes de trânsito na malha viária urbana.

Em 2015, foram registradas 28 mortes no trânsito em Marília. Já em 2020, foram 8 óbitos.
Além disso, na Semana Nacional do Trânsito, o Corpo de Bombeiros de Marília divulgou números que confirmam o progresso do tráfego local. O número de ocorrências teve queda de 27,62% na cidade no período de cinco anos.
“Essas importantes parcerias, fortalecem nosso trabalho. O prefeito Daniel Alonso tem um olhar sensível em relação ao trânsito”, ressaltou o Dr. Valdeci Fogaça, presidente da Emdurb ao agradecer o apoio e incentivo do prefeito Daniel Alonso e todas as demais secretarias da Prefeitura, além da Câmara Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Unimar, Coca-Cola, Univem, Empresa de Ônibus Princesa, Hospital das Clínicas, Hospital Lucy Montoro, Apae, Tiro de Guerra, Faip, Unimed e outros. Ele destacou ainda o trabalho de todos os funcionários e colaboradores da Emdurb.

“A segurança no trânsito deve ser assunto do cotidiano, principalmente em uma cidade que tem uma frota de aproximadamente 170 mil veículos, dos quais cerca de 40 mil motos”, observou ainda o presidente da Emdurb.
“Fazemos rotineiramente experimentações no trânsito. O que dá certo, continua, o que não alcança os resultados desejados é desativado”, explica o Dr. Valdeci Fogaça, que ainda conta que a Emdurb possui o setor de Engenharia e Gerência de Trânsito, que auxilia no planejamento e intervenções no sistema.
A Emdurb vem modernizando o trânsito da cidade, com a instalação de modernos semáforos com temporização, lâmpadas e LED e mensagens de alerta no trânsito, além de informações de nomenclaturas de ruas nas hastes.

“Novos semáforos continuarão sendo instalados, principalmente em alguns pontos críticos na periferia”, afirma o dr. Valdeci Fogaça, que destaca que serão implantados também novos semáforos com botoeiras, sistema onde os pedestres podem acionar o sinal vermelho para fazer a travessia e semáforos com sinais sonoros para deficientes visuais.
O Dr. Valdeci Fogaça ainda afirmou que uma das metas da Emdurb para 2022 é o investimento em ações que promovam acessibilidade.
O presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça de Oliveira também atua como presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e faz reuniões periódicas com troca de experiências, além de atuar com sugestões e solicitações junto a órgãos superiores de trânsito, como o Detran (Estadual) e Senatran (Federal).
O presidente da Emdurb assinou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que norteia todas as ações dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e afeta toda a sociedade, pois visa à redução do número de mortes e lesões no trânsito.