O “Outubro Rosa” tornou-se símbolo da luta contra o câncer de mama, chamando a atenção para a importância da detecção precoce através da realização de exames preventivos como a mamografia e o ultrassom das mamas, além do autoexame. No entanto, a saúde da mulher merece atenção o ano todo porque, em diferentes fases da vida, as mulheres precisam de cuidados específicos.
Na adolescência, é fundamental que os programas de orientação quanto aos métodos contraceptivos estejam ao alcance do maior número de meninas. Infelizmente, no Brasil ainda é alto o índice de gravidez na juventude criando um problema sério ao afastar as adolescentes da escola que precisam parar de estudar para trabalhar e sustentar seus filhos.
Na fase reprodutiva, as mulheres precisam de atenção tendo acesso a exames como o Papanicolaou que detecta o câncer de colo de útero no início, e suporte durante a gravidez e pós-parto. Na terceira idade, as mulheres precisam de suporte com geriatras que as auxiliem a atravessarem a fase da menopausa.
Por isso, amigos, devemos celebrar o “Outubro Rosa” cobrando atenção dos gestores à saúde pública quanto ao câncer de mama. Mas, sem nos esquecer que, ao longo do ano, há muito também a ser feito. Questão de prioridade!
Texto por Fabiana Camarinha