A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Madicina (CFM), desde 2014 organizam nacionalmente o Setembro Amarelo.
No dia 10 deste mês, foi o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e a equipe do HC Famema não pode deixar de incentivar a campanha deste ano “Agir Salva Vidas” e se vestiu de amarelo para chamar a atenção para o importante tema.
São registrados mais de 13 mil suicídio todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
“AGIR no sentido de encaminhar quem está sofrendo para um serviço de saúde, um médico psiquiatra, marcar a consulta e ir junto, não deixar a pessoa sozinha, fazer com que ela sinta que você está ao lado dela! E não achar que a pessoa NUNCA irá cometer o suicídio!” disse a superintendente do HC Famema, Paloma Libanio.
Ainda para a superintendente quem sofre não quer tirar a vida, e sim o sofrimento, por isso a importância da conscientização e do acolhimento.
Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!