Vereador Dr. Elio Ajeka (PP), apresentou projeto que inclui no calendário municipal, 18 de junho como o dia da imigração japonesa.
A data foi escolhida pelo vereador pois nessa mesma data, no ano de 1908 aportou em Santos(SP) o Navio Kasato Maru. A viagem durou 52 dias, tendo início no porto de Kobe, trazendo 781 imigrantes para o Brasil.
Por meio do trabalho árduo esses imigrantes desenvolveram a economia nacional, tanto na agropecuária como na indústria, no comércio, nos ofícios e nas atividades liberais, o braço nikkei se fez sentir no Brasil, particularmente nos Estados de São Paulo, do Paraná, do Mato Grosso e Pará revelando não apenas a operosidade, mas, sobretudo, a diligência, a criatividade e o espírito empreendedor.
Não somente nos quesitos econômicos os japoneses tiveram destaque, mas também na cultura nacional, em que não se pode prescindir das magníficas e ricas influências na música, dança, literatura, nas ciências e nas artes plásticas.
Em 1925, Marília recebeu os primeiros imigrantes japoneses. Quatro anos após a crise econôinica de 1929, a cidade retomou seu desenvolvimento através do plantio de algodão devido ao menor investimento em relação ao café. A cotonicultura contou com injeção de capitais japoneses e com o trabalho intenso dos imigrantes.
Apesar de entrar em decadência a partir de 1945, a cotonicultura deu uma grande contribuiçăo e iniciou a industrialização de Marília. Em 1938, a cidade perdeu grande parte do seu território devido à criação de novos municípios como Pompéia e Quintana e mesmo assim, o censo de 1940 estimou a população em 81.396 habitantes, dos quais os japoneses representavam 19,24% desse total.
Nesse sentido, afirma o edil “nada mais justo, portanto, que celebrar a presença Japonesa em Marília, com a instituição de uma data municipal que reverencie a memória das ondas migratórias do Japão, suas vicissitudes e glórias, e também suas admiráveis marcas, podemos dizer que, em todos nós, na nossa terra e no nosso povo, seja na formação étnica, seja na multiplicidade de nobres influências políticas, econômicas, sociais, desportivas e culturais tivemos influências japonesas. Para tanto, pela importância do dia 18 de junho, propus que este seja o Dia Municipal da Imigração Japonesa no Brasil, celebração da chegada do Navio com os primeiros Imigrantes no nosso país.”
O projeto em questão foi votado na última sessão da Câmara Municipal, ocorrida na segunda feira (09), sendo aprovado por unanimidade de votos e está aguardando sanção do poder executivo.
